Image by Mikayla Mallek

Blog: artigos e

últimas notícias

Medicamento à base de Canabidiol será comercializado no Brasil legalmente em maio/2020


A permissão foi publicada no dia 22/04/2020 no Diário Oficial da União.

Segundo informações do gerente de medicamentos da Anvisa, o canabidiol poderá ser prescrito quando estiverem esgotadas outras opções terapêuticas disponíveis no mercado brasileiro.

A notícia é muito importante, pois há pacientes espalhados não apenas no mundo inteiro como no Brasil que já conhecem o potencial obtido com o uso de medicamentos à base de canabidiol, e, aqueles que ainda não conheciam os benefícios, passarão a ter mais uma droga para o auxílio de uma série de tratamentos médicos.

Realmente serve pra alguma coisa esse remédio?

Existem diversos artigos acadêmicos que estudaram e chegaram à conclusão da melhora do quadro clínico de muitos pacientes diagnosticados com a doença de mal de Parkinson, tratados com fármacos a base de canabidiol, como melhora de bem estar, aliado à qualidade de vida desses pacientes.

Há relatos científicos ainda de que houve redução significativa das dores e sintomas motores desses pacientes, ou seja, a notícia é excelente para toda a rede de profissionais da saúde bem como para toda a população que por ventura necessitem utilizar desses medicamentos.

Mas afinal de contas, o que é o Canabidiol¹?

O canabidiol (CBD) é uma das mais de 400* substâncias químicas canabinoides encontradas na Cannabis sativa, e que constitui grande parte da planta, chegando a representar mais de 40% de seus extratos. Diferente do principal canabinoide psicoativo na maconha, o delta-9-tetra-hidrocanabinol (THC), o canabidiol não produz euforia nem intoxicação. Canabinoides têm seu efeito principalmente ao interagir com receptores específicos nas células do cérebro e do corpo: o receptor CB1, encontrado principalmente nos neurônios e células gliais em várias partes do cérebro, e o receptor CB2, encontrado principalmente no sistema imune. Os efeitos eufóricos do THC são causados pela sua ativação dos receptores CB1. O CBD tem uma afinidade muito baixa por esses receptores (100 vezes menos que o THC) e quando se liga a ele produz pouco ou nenhum efeito. Há evidência crescente que o canabidiol age em outros sistemas de sinalização cerebral, e que isso pode ser importante para seus efeitos terapêuticos. No Brasil, o canabidiol já pode ser prescrito por médicos psiquiatras, neurologistas e neuro-cirurgiões em receita especial de duas vias. Em 2015 a ANVISA remanejou a substância para a Lista C1 do Controle Especial, fazendo com que a mesma deixasse de fazer parte da lista de substâncias proibidas (proscritas). ¹Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quando estará disponível o remédio à base de canabidiol no brasil?

Segundo informações, o fabricante (Prati-Donaduzzi) que detém a autorização da ANVISA no Brasil já iniciou a produção dos medicamentos e prevê que até o dia das mães do ano de 2020 esses medicamentos já estejam nas prateleiras das principais farmácias à venda.

Qualquer pessoa pode comprar remédio à base de canabidiol?

Para a aquisição de tal medicamento, será necessário receita médica(prescrição) de controle especial, ou seja, não haverá nenhum risco de uso indevido deste medicamento.

15 visualizações
whatsapp-logo-1.png